O Comando Territorial da GNR de Braga realizou um conjunto de operações no distrito, na semana de 12 a 18 de Abril, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária, entre outras, tendo sido detidas no decorrer das mesmas 34 pessoas em flagrante delito.
Desse total, dez foram detidas por condução sob o efeito do álcool; sete por condução sem habilitação legal e dois por furto.
Foram ainda apreendidas durante as operações 19 doses de canábis.
Ao longo da fiscalização do trânsito foram detectadas 579 infracções, destacando-se, 111 por excesso de velocidade; 63 por falta de inspeção periódica obrigatória; 39 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 26 por condução sob o efeito de álcool; 22 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 14 por falta de seguro.
Quanto à sinistralidade registaram-se 137 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e 44 feridos leves.
Na fiscalização geral foram levantados 76 autos de contra-ordenação, 42 no âmbito da legislação de Covid-19; 18 no âmbito da legislação de proteção da natureza e do ambiente; nove no âmbito de legislação policial e sete no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.