Na próxima quarta-feira, 15 de Junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai dar início à Operação “Verão Seguro 2022”, numa acção que vai decorrer até ao dia 15 de Setembro em todo o território nacional.
A operação surge com o aproximar da época estival, onde se espera um aumento crescente do número de turistas na área de responsabilidade territorial desta força policial. Para a GNR, este aumento da população «requer um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública».
Dessa forma, esta acção vai funcionar através «do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização», com ênfase nas zonas de maior aglomerado de turistas.
Para além disso, vai colocar a GNR «nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos», e também «nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas».
Em comunicado, a força policial informa que vai dar espacial atenção à «missão de garantir a vigilância na orla costeira», onde se incluem também as praias e locais junto à costa.
No mesmo sentido, a GNR vai «intensificar as acções de apoio e fiscalização de circulação rodoviária», dando maior destaque às «vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso». Este patrulhamento vai ser ainda intensificado nos locais de «romarias sazonais».
A Guarda vai também realizar diversas acções de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do país, com a “Guardia Civil”, a “Gendarmerie Nationale” francesa e a “Arma dei Carabinier” italiana, de forma a «contribuir para um clima de segurança de quem visita Portugal».