PAÍS –   GNR iniciou operação ‘Peregrinação Segura 2019’

PAÍS –
GNR iniciou operação ‘Peregrinação Segura 2019’

A GNR reforçou este sábado e até 13 de Maio as acções de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima para apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e nas celebrações religiosas.

Os militares vão reforçar ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes durante a operação ‘Peregrinação Segura 2019’, adianta a GNR em comunicado.

PUBLICIDADE

A operação decorre no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, que têm “uma grande expressão, tanto a nível nacional, como a nível internacional” e reúnem “milhares de peregrinos provenientes de várias partes do mundo”, afirma a GNR.

Como a maioria das pessoas que participa nas peregrinações efectua o percurso a pé, em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com trânsito intenso e com bermas estreitas ou sem elas, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos como “andar em fila indiana” e “sinalizar o início e o fim dos grupos”.

Não andar na estrada e caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito, não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, usar sempre coletes reflectores, não andar sozinho durante a noite e se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada, são outras recomendações da GNR.

A GNR aconselha ainda os peregrinos a não usarem auscultadores, a não utilizarem o telemóvel durante a caminhada para evitar distracções e a tomarem especiais cuidados ao atravessar as vias.