A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar o apoio aos peregrinos que percorrem os caminhos rumo a Santiago de Compostela até 31 de outubro, no âmbito da operação “Bom Caminho 2026”, iniciada na passada segunda-feira.
O objetivo da iniciativa passa por garantir a proteção e segurança dos milhares de peregrinos que, ao longo dos próximos meses, atravessam território nacional em direção ao destino final, em Espanha. Para isso, a GNR vai intensificar o patrulhamento de proximidade, assegurando maior visibilidade ao longo dos principais percursos.
A operação abrange o Caminho Português de Santiago, o Caminho Português da Costa e o Caminho Português Interior, itinerários que registam um fluxo significativo de peregrinos nacionais e estrangeiros.
Em comunicado, a autoridade explica que, além da vertente de segurança, a operação contempla também a proteção ambiental e a salvaguarda do património. “Simultaneamente, pretende-se garantir a proteção e a conservação da natureza e do ambiente, bem como a preservação do património cultural existente nos referidos caminhos”, refere a GNR.
As ações decorrem nos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, regiões por onde passam os principais trajetos jacobeus em Portugal.
A operação “Bom Caminho 2026” insere-se na estratégia da GNR de apoio ao turismo religioso e sustentável, num período em que se espera um aumento da afluência aos caminhos de Santiago, especialmente durante os meses de primavera e verão.
Na nota, a GNR recomenda aos peregrinos que preparem o percurso antecipadamente, usem roupas claras e material retrorrefletor, mantenham o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família e, caso circulem de bicicleta, usem equipamentos de proteção individual e iluminação.
Aconselha igualmente os peregrinos a caminhar preferencialmente durante o dia e com companhia, a ter especial atenção a abordagens por parte de estranhos e a manter os familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem.



