RIBEIRA DO NEIVA (Projecto inovador na área do ensino): Goães acolhe sede da associação “O.M.S.N. – O Mundo Somos Nós”

RIBEIRA DO NEIVA (Projecto inovador na área do ensino):
Goães acolhe sede da associação “O.M.S.N. – O Mundo Somos Nós”

O edifício da antiga escola de Goães vai ser a nova sede da associação sem fins lucrativos “O.M.S.N. – O Mundo Somos Nós”, projecto inicialmente direccionado para o apoio ao ensino doméstico, entretanto alargado ao ensino privado e público. A inauguração do Centro de Apoio à Educação e Comunidade de Aprendizagem decorreu esta tarde, com a presença dos responsáveis locais e do município.

O edifício, transformado recentemente para acolher o projecto desenvolvido pela nova instituição, enquadra-se no projecto experimental que promove a educação do ser humano como um todo.

PUBLICIDADE

«É um espaço aberto a toda a comunidade e à região, assente na valorização das crianças e no seu desenvolvimento integral, com actividades pedagógicas criativas e contacto com a natureza», assinalou uma das mentoras e coordenadoras do projecto, Ivone Apolinário, á reportagem do jornal “O Vilaverdense”.

INSPIRAÇÃO NÓRDICA

As actividades iniciam já na próxima segunda-feira, com o envolvimento de 16 crianças. O projecto nasceu em 2013, «de forma muito informal», com três grupos de pais a optarem pelo ensino doméstico. «Em 2014, cresceu e criamos uma associação sem fins lucrativos para dar apoio a crianças do ensino doméstico, privado e público», revela ainda.

As crianças passam «uma manhã, dois dias, um dia, ou todos os dias no nosso espaço e damos apoio à família. Desde o apoio ao estudo, teatro, dança, música, yoga e contacto com a natureza e actividades lúdicas».

Dos 2 aos 6 anos, as crianças podem integrar o projecto “natureza”, «inspirado nas escolas nórdicas da floresta».

Saiba mais em:

https://omundosomosnos.wixsite.com/projecto

[email protected]