A Goldenergy, empresa portuguesa que atua no setor da energia, fornecendo eletricidade e gás natural e que recentemente se fixou em Vila Verde, ganhou o prémio “Escolha do Consumidor 2024” na categoria “Energias 100% Renováveis”.
Está é uma das principais empresas do setor em Portugal, criada em Vila Real, e tem como foco principal oferecer eletricidade de origem renovável e gás a preços justos com orientação para um serviço de excelência.
A marca está também envolvida em iniciativas de formação contínua às suas equipas e em ações de responsabilidade social e ambiental, ajudando a contribuir para um futuro energético mais sustentável e acessível.
Credibilidade e reputação, facilidade de instalação, custos de manutenção, eficiência e condições e garantias oferecidas são os cincos principais atributos que levaram a esta distinção.
A empresa sente que o desafio mais bonito é fazer, numa era digital, que o consumidor sinta que está a lidar com pessoas por detrás de uma marca, pessoas para as quais a sua satisfação é muito importante e onde existe um trato pessoal.
Entrevista ao CEO, Miguel Checa
Como se consegue isso?
A nossa experiência diz-nos que, para isso, devemos ter claro que:
– As nossas pessoas têm que ser formadas, motivadas, transparentes, honestas e consistentes em todas as interações.
– As marcas enfrentam o desafio de se envolver com os consumidores de forma autêntica, significativa e contínua, e não só no momento da contratação. É crucial garantir que a promessa de valor que fazemos é cumprida e perdure ao longo do tempo.
– Cada vez mais, os consumidores valorizam marcas que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais, exigindo transparência e ação concreta nesses aspetos. Querem relacionar-se com marcas que partilham dos mesmos valores e estão alinhadas com seu estilo de vida.
– Experiência do cliente e serviço: Conquistamos cada vez mais através satisfação do cliente em todos os pontos de contato. Por isso, dizemos “vem pelo preço, fique pelo serviço”.
Recentemente fomos considerados a empresa com a melhor experiência do cliente da Europa, um prémio atribuído em Londres numa votação com centenas de empresas de toda a Europa.
Os problemas ou as incidências vão sempre acontecer, mas o nosso objetivo é minimizar os mesmos e aproveitar cada interação entre a nossa marca e o cliente como uma oportunidade para criar uma experiência positiva na resolução.
Dizem que se os nossos valores não custam dinheiro, são apenas opiniões. O superpoder da Goldenergy é fazer com que os nossos clientes sejam fiéis aos nossos valores sem que isso nos custe mais dinheiro.
E queremos que o nosso cliente saiba que quando aposta na nossa empresa está a apostar na sustentabilidade, na igualdade de oportunidades e no apoio a projetos que impulsionam o crescimento local.
Qual foi a pergunta mais inusitada que alguma vez a marca recebeu do consumidor?
Há várias, mas podemos contar uma em particular que a Goldenergy recebeu e que veio de um cliente intrigado com a medição do consumo de energia e a distância da nossa empresa até à sua casa.
Um cliente do Algarve, enviou-nos um email e perguntou “Se eu moro no Algarve, como é que vocês em Trás-os-Montes sabem o que eu consumo?”
Esta questão fez-nos perceber a curiosidade e até mesmo o desconhecimento que algumas pessoas podem ter sobre como funciona um sistema elétrico, que é complexo.
Estamos habituados a ligar um interruptor e ter luz, mas por detrás desse simples gesto existe muita complexidade.
Foi uma oportunidade para explicarmos como o sistema de fornecimento de energia é organizado, o que permite à Goldenergy fornecer todo o país, independentemente da nossa localização geográfica.
Foi um lembrete também para nós de que, mesmo nas questões mais simples, há sempre espaço para educar e informar os nossos clientes de forma amigável e acessível.
Esta é uma questão que revela uma das chaves para qualquer modelo de negócio: a escuta ativa do cliente.
Podemos criar os produtos mais completos e os serviços revolucionários, mas se não estiverem alinhados com as necessidades reais do cliente, vão sempre fracassar.
Podemos dar um exemplo que pode surpreender.
Uma das funções que a que cabe à Goldenergy enquanto marca é a sua promoção. Para isso contamos com uma equipa de comunicação que procura ser fresca e direta e que, muitas vezes, nos convida a ir um pouco mais longe.
No ano passado, no contexto do Halloween, lançámos uma campanha nas redes sociais que expandiu para o offline. Falava sobre os monstros que realmente existem. Criámos personagens que encarnavam os grandes problemas ambientais com os quais nos deparamos. O formato era de cartas colecionáveis, tipo de cromos.
Um dia, num evento, uma criança abordou-nos e perguntou: “Já tenho os Maus. Podem dar-me também os Bons, os Heróis?”
Naquele momento, percebemos que tínhamos falhado em algo importante na nossa comunicação: a positividade.
Numa questão de dias, e graças à sugestão e visão daquela criança, criámos a coleção completa com monstros e heróis.
Quais os 5 fatores que vão fazer desta uma marca do futuro?
– Sustentabilidade Energética: investir em fontes de energia renovável, como já o fazemos com a nossa Eletricidade 100% Verde, e apostar no Autoconsumo;
– Experiência do Cliente Personalizada: investir em análise de dados e inteligência artificial para compreender as necessidades de cada um pode proporcionar uma experiência ainda melhor ao cliente;
– Compromisso com a Comunidade: demonstrar um compromisso contínuo com as comunidades locais, apoiando iniciativas sociais e ambientais pode aumentar a confiança dos clientes das localidades onde estamos presentes e fortalecer a reputação da Goldenergy como uma marca responsável. Para além de demonstrar que estamos preocupados com quem nos confia a energia da sua casa;
– Transparência e Confiança: priorizar a transparência em todas as operações, garantindo que a Goldenergy é entendida como uma marca confiável e que coloca a satisfação do cliente no centro da sua atenção.
– Proximidade: As pessoas precisam que as marcas se pareçam mais com elas mesmas. Isso implica ser do mesmo lugar que elas, pensar como elas, preocuparmo-nos com o que as preocupa. Não estar numa torre de marfim vendo a realidade de maneira distorcida.
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