O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Gouveia e Melo, terá recusado ser reconduzido no cargo e deverá anunciar, em março, a candidatura à Presidência da República. Pode estar livre para assumir uma candidatura à Presidência da República nas eleições presidenciais, em princípio, em Janeiro de 2026.
Segundo a estação de televisão SIC Notícias, o almirante «deverá anunciar a candidatura à Presidência da República no mês de Março», menos de um ano antes das eleições.
Falado há muito para ser candidato a Presidente da República, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo nasceu a 21 de Novembro de 1960, acaba de fazer 64 anos de idade, na cidade moçambicana de Quelimane. É Chefe do Estado-Maior da Armada desde 2021, tendo sido formado na Escola Naval em Almada.
Esta terá sido a razão do encontro, mais ou menos secreto num bar em Lisboa, entre Gouveia e Melo e Nuno Melo esta semana, quando “informou o ministro da Defesa da indisponibilidade para continuar no cargo”, escreve a SIC Notícias.
Gouveia e Melo destacou-se nos últimos anos ao conduzir o processo de vacinação nacional contra a covid-19.
ovilaverdense@gmail.com