INVESTIMENTO

INVESTIMENTO -

Governo aponta creche lançada pelo CSVH em Braga como exemplo de uma “resposta inovadora”

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) lançou, esta sexta-feira, a primeira pedra da obra de construção do berçário e creche “Clube dos Pequenos”, que está a ser edificado em Gualtar, Braga, e que o Governo aponta como “bom exemplo” do que devem ser as respostas atuais.

A nova valência, que representa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já está em construção desde o final de 2023 e deverá estar concluída no último trimestre deste ano.

A cerimónia simbólica foi presidida pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que disse que esta é uma “creche inovadora no modelo de funcionamento”, uma vez que terá horários alargados ao período noturno e estará aberta durante todo o ano.

“É um exemplo que queremos ver replicado em diferentes pontos do país para acompanhar a maior diversidade de horários de trabalho e dar maior apoio nesta área”, sublinhou a Secretária de Estado, esta sexta-feira, durante o seu discurso.

170 PRÉ-INSCRITOS

Segundo o presidente do CSVH, Jorge Pereira, “este é um projeto há muito desejado e que fará a diferença na vida de muitos”, o que se demonstra pelo número de pré-inscrições recebidas pela instituição.

“Há cerca de 15 dias, já tínhamos mais do dobro de pré-inscrições. Esta nossa resposta terá capacidade para 84 crianças e o número de pré-inscritos já é superior a 170, o que mostra a necessidade que há”, garantiu Jorge Pereira.

Com capacidade para acolher 84 crianças até aos três anos de idade, o Clube dos Pequenos não terá interrupções letivas, estando aberto sete dias por semana, além de dispor de serviço de babysitting para receber crianças de forma temporária.

A resposta está a ser construída de raiz, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Braga, nas imediações do hospital e da Universidade do Minho. O projeto resulta de uma parceria entre o CSVH, a Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga, o Hospital de Braga e a Universidade do Minho.

Também esta sexta-feira, aproveitando a comemoração dos seus 18 anos, a instituição lançou a primeira pedra da “Casa Mãe”, uma resposta dirigida para o apoio à deficiência, que será edificada na freguesia de Lanhas, em Vila Verde, onde o CSVH está sediado.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE