REGIÃO

REGIÃO -

Governo certifica Caminho da Costa para Santiago. Turismo do Norte aplaude decisão

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, na Galiza, que liga as cidades do Porto e Valença, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”, foi anunciado esta quarta-feira. A Turismo do Porto e Norte de Portugal considera a certificação uma “excelente notícia”.

A portaria que certifica este caminho foi assinada pelas secretárias de Estado do Turismo, Rita Marques, e Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

A certificação do Caminho da Costa deve-se, justificou o Governo, ao “elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo”, à “autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente”.

“O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”, refere um comunicado conjunto das duas secretarias de Estado.

Na nota, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu “a importância da estruturação de novos produtos turísticos para que a procura por turistas nacionais e internacionais possa decorrer ao longo de todo o ano e, em todo o território, tendo, para tal, este novo itinerário do Caminho da Costa um contributo relevante”.

A secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, sublinhou que “o Caminho de Santiago é um símbolo único do património cultural europeu e a sua certificação do Caminho da Costa vem reforçar o trabalho continuado do Governo para a valorização deste nosso património comum”.

“Esta iniciativa demonstra também a importância da articulação entre as diversas entidades com responsabilidade ou interesse na promoção do Caminho de Santiago, essencial para permitir o desenvolvimento social e económico das regiões que integram estes itinerários”, referiu Ângela Ferreira.

EXCELENTE NOTÍCIA

A Turismo do Porto e Norte de Portugal(TPNP) já se congratulou com a decisão de certificação do Caminho, o primeiro que a entidade candidatou à comissão de certificação, após a assinatura em 2021 do memorando de entendimento com dez autarquias da região.

Para Luís Pedro Martins, trata-se de uma “excelente” notícia para os milhares de peregrinos que fazem aquele traçado e que ajuda a estruturar o Caminho da Costa para Santiago de Compostela como um “produto estratégico”, que abarca vários segmentos turísticos, designadamente o turismo religioso, cultural, patrimonial e gastronómico”.

“Estamos agora em melhores condições de promover um itinerário mais seguro, estruturado e sinalizado, permitindo uma melhor experiência a todos aqueles que o usufruam”, considera o presidente da TPNP, sublinhando que o Caminho Português de Santiago é um dos principais activos turísticos da região, razão pela qual faz parte da estratégia de promoção externa do destino.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.