PAÍS

PAÍS -

Governo decreta situação de alerta entre domingo e terça-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou, esta sexta-feira, que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de Agosto devido ao risco de incêndios.

«Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta», explicou José Luís Carneiro.

O governante revelou que «toda esta circunstância se aplica ao território continental», após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (Oeiras).

Durante a situação de alerta, disse José Luís Carneiro, haverá «especiais limitações» quanto ao uso de fogo, de máquinas, utilização de máquinas, realização de trabalhos agrícolas e acesso aos espaços florestais.

Foi decidido, também, que o patrulhamento dissuasor será reforçado com 25 patrulhas das Forças Armadas, uma vez que «combater o incendiarismo é uma prioridade, tendo em conta que se acentuou muito particularmente nos últimos 15 dias a três semanas».

A ANEPC fica autorizada a «avançar com a contratação de mais 100 equipas de bombeiros, o que significa mais 500 homens, tendo em vista reforçar os meios humanos e permitir que esta reposição de meios mantenha o vigor e eficácia que tem existido até agora», acrescentou o ministro, sublinhando que cerca de 90% dos fogos têm sido dominados ao fim de 90 minutos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.