Governo diz que irá demorar “semanas” reparação de troço da A1 em Coimbra

O Governo admite que a reposição da normal circulação na Autoestrada 1, em Coimbra, poderá demorar várias semanas, na sequência do colapso de um troço da via provocado pela rutura de um dique do Rio Mondego. A A1 foi encerrada de forma preventiva pouco depois das 18:00 de quarta-feira, em ambos os sentidos, no sublanço entre Coimbra Norte e Coimbra Sul.

Durante uma visita ao local, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, sublinhou a gravidade da situação, apontando “a velocidade e a violência das águas” como fatores determinantes para o colapso da infraestrutura. “Foi uma situação absolutamente anormal”, afirmou aos jornalistas.

De acordo com a BCR – Brisa Concessão Rodoviária, a rutura resultou do rebentamento do dique e da consequente escavação do aterro junto ao encontro norte do viaduto C do Mondego. O fenómeno foi agravado por um débito excecional do rio, superior a 2.100 metros cúbicos de água por segundo.

No terreno, os trabalhos concentram-se, para já, em medidas de contenção. “Temos hoje 15 camiões com enrocamento para reforçar a quebra que surgiu. Amanhã de manhã, mais camiões vêm reforçar com enrocamento”, explicou o ministro, em declarações à RTP Notícias. O enrocamento, blocos de rocha compactados, é neste momento a única intervenção possível. “É a única coisa que nós podemos fazer enquanto as águas não descerem”, admitiu.

Miguel Pinto Luz alertou ainda para a possibilidade de agravamento da situação. A fissura detetada no sentido Norte-Sul “pode alastrar” ao outro sentido da autoestrada, o que condiciona qualquer intervenção estrutural imediata. “Enquanto as águas não descerem não se pode fazer a intervenção de fundo”, frisou.

Questionado sobre prazos, o governante foi cauteloso, mas claro. “Serão seguramente semanas para conseguirmos que esta infraestrutura volte a estar ao serviço dos portugueses”, afirmou, garantindo que o Executivo está totalmente empenhado na resolução do problema. “Estamos com todos os meios mobilizados e não sairemos daqui enquanto não conseguimos, com todas as equipas, colocar outra vez a A1 em funcionamento.”

Perante o corte da principal ligação rodoviária entre o Norte e o Sul do país, a Brisa avançou com alternativas para os automobilistas. A concessionária recomenda, no sentido Norte-Sul junto ao nó de Coimbra Sul, ao quilómetro 191, a utilização do corredor A8/A17/A25 ou do IC2.

Num comunicado enviado às redações, a Brisa reconhece que não é ainda possível estimar o prazo de conclusão das obras de reparação, mas assegura estar empenhada em “minimizar transtornos” para os utilizadores.

A Brisa confirmou o abatimento de parte do pavimento da plataforma da A1 no sentido Norte-Sul, esclarecendo que o colapso ocorreu cerca de três horas após o corte total da autoestrada, efetuado de forma preventiva entre os quilómetros 198 e 189. Segundo a concessionária, o incidente “não representou, em nenhum momento, qualquer risco para utilizadores e trabalhadores”.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais