O Governo português agradeceu, neste sábado, à Ucrânia, através da rede X, a ajuda com o envio de um avião para combater os fogos de grande dimensão que na última semana atingiram as regiões centro e norte do país.
“Em nome do Governo português, o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Paulo Rangel, e a ministra da Administração Interna (MAI), agradecem, na pessoa do MNE ucraniano, a disponibilidade da Ucrânia no fornecimento de ajuda a Portugal para o combate aos incêndios”, lê-se na publicação feita pelo MNE.
A Ucrânia disponibilizou na quinta-feira um avião de combate a incêndios às autoridades portuguesas para enfrentar os fogos florestais.
Numa mensagem divulgada também na rede X, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Sybiga, afirmou na quinta-feira que “a Ucrânia está solidária com o seu amigo Portugal” e que observa “os socorristas portugueses na luta contra os incêndios florestais mortíferos”.
Sob as instruções do Presidente Volodymyr Zelensky, “a Ucrânia ofereceu um avião de combate a incêndios ucraniano AN-32P, com uma equipa, para apoiar estes esforços”, informou o chefe da diplomacia de Kiev.
Os incêndios florestais consumiram entre domingo e sexta-feira passada cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal em quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus.