O Governo transfere esta quinta-feira a gestão de 22 imóveis sem utilização ou devolutos para 12 municípios para reforçar os serviços públicos e sectores artísticos, culturais e turísticos, e criar instalações educativas e de saúde. Um dos imóveis passa para a gestão da Câmara de Arcos de Valdevez.
Em nota enviada à agência Lusa, o ministério das Finanças salientou que, com este novo acordo, o Governo aumenta para 49 o número de imóveis transferidos para as autarquias desde Outubro de 2024.
“Este Executivo já celebrou 33 acordos com 29 municípios. Neste período, 49 imóveis foram transferidos para reabilitação, sendo o valor de investimento total de cerca de 50 milhões de euros”, sublinha.
O acordo envolve os municípios de Albufeira, Alfândega da Fé, Alvaiázere, Arcos de Valdevez, Coimbra, Coruche, Guarda, Manteigas, Montalegre, Penedono, Portimão e Tomar.
“Através da concretização destes acordos será possível assegurar a transferência de mais 22 imóveis do Estado, que se encontram sem utilização ou devolutos, para a gestão das autarquias, num valor global de 40 milhões de euros”, referiu o ministério das Finanças.