REGIÃO –

REGIÃO – -

Greve da função pública põe maioria dos alunos sem aulas no Minho

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A greve da Função Pública encerrou praticamente todas as escolas no Minho, a exemplo que que aconteceu no resto do país, o que levou a Federação Nacional de Professores (Fenprof) a denominar esta sexta-feira de ‘Dia de Portugal sem aulas’.

Em Braga, por exemplo, a única ‘secundária’ a funcionar foi a Alberto Sampaio, a que se juntou a EB 2,3 de Nogueira.

Por insuficiente número de funcionários e/ou de professores, o dia foi de ‘feriado’ para os alunos das escolas de Maximinos, Secundária D. Maria II, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Escola 2,3 André Soares e todos os estabelecimentos escolares do agrupamento de Real.

As ‘secundárias’ de Carlos Amarante e Sá de Miranda, não encerram portas, mas sem professores e assistentes operacionais na quantidade necessária para assegurar a actividade lectiva.

Em Guimarães, encerram, entre outras, a EB2, 3 das Taipas, a EB2, 3 de Pevidém, EB 2, 3 João de Meira, EB 2, 3 de Ronfe, EB 2, 3 de Urgezes, no Agrupamento de S. Torcato (com a excepção da EB1 da Vinha, em Atães), além da Escola Secundária Martins Sarmento, onde apenas se realizaram as aulas do primeiro tempo.

Em Famalicão, o cenário foi misto. As escolas Camilo Castelo Branco, a escola sede e a Júlio Brandão, encerraram encerradas, ao contrário da D. Sancho, Ribeirão, Pedome, Padre Benjamim Salgado e D. Maria II, embora aqui alguns professores e funcionários tenham aderido à greve.

De acordo com a Fenprof, mais de 90% das escolas encerraram.

Segundo Mário Nogueira, “as escolas encerradas no país inteiro são mais de 90%”, uma taxa de adesão que se deve, em grande parte, aos trabalhadores não docentes. Entre os professores, a adesão deverá rondar entre os 75% e os 80%, segundo números avançados pela Fenprof, que fala num ‘Dia de Portugal sem aulas’.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.