O Grupo DST vai lançar a 2.ª edição da Pós-Graduação em Filosofia, numa parceria com Universidade Católica de Braga e que vai desafiar mais de 500 trabalhadores a assimilar, até 2025, «um maior pensamento crítico e uma maior capacidade de decisão nos seus processos de trabalho».
Em comunicado, a empresa recorda que, em 2020, o curso destinou-se a 318 trabalhadores, enquanto esta 2.ª edição deverá envolver mais de 500 trabalhadores, traduzindo-se em cerca de 26% dos colaboradores do grupo.
O curso terá início no dia 6 de Outubro e as aulas vão decorrer todas as quartas-feiras, em horário laboral e em formato online. O ciclo de estudos de três anos está dividido em seis semestres e percorrerá os autores mais conceituados da filosofia contemporânea.
«Os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa. A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta. Decidimos pela formação de filosofia porque dependemos da criatividade dos nossos trabalhadores», afirmou José Teixeira, presidente do Grupo DST.
Mafalda Rodrigues, trabalhadora do Grupo DST e aluna da 1.ª edição do curso refere que «as aulas de Filosofia e o conhecimento dos diferentes pensamentos filosóficos» levam a que se reflita sobre «a evolução humana e social ao longo dos tempos», ao mesmo tempo que «estimulam capacidades pessoais e profissionais».
Por sua vez, Carlos Morais, coordenador do curso e Professor da Universidade Católica de Braga acrescenta que «estas opções estratégicas da DST no domínio da formação dos seus quadros, faz dela, muito provavelmente a Empresa mais avançada na incorporação da Filosofia, no contexto do mundo laboral português».
Além do curso de Filosofia exclusivo para trabalhadores, o Grupo DST também promove formações na área da Saúde com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.