CULTURA

CULTURA -

Grupos de todo o país participam no IX Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Oito bandas filarmónicas, oriundas de várias regiões do país, participam nos próximos dia 26 e 27, no IX Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que se realiza no Espaço Vita.

Este é um evento, com entrada livre, mas sujeita a levantamento de bilhete no local, é organizado pelo município de Braga, com a colaboração da Associação de Festas de São João, a Afinaudio e a Sons do Clássico.

No sábado, 26 de Novembro, pelas 15h30, pisa o palco a Banda Musical de Gondomar, seguindo-se pelas 16h30 a Banda Musical de S. Cipriano ‘A Nova’, de Resende. 

Pelas 17h30, apresenta-se em palco a Banda de Música B.V. Póvoa de Lanhoso e a encerrar o dia, pelas 18h30, a Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria de Santarém. 

No domingo, 27, o concurso abre, pelas 10h00, com a actuação da Banda Musical de Arouca. Pelas 11h30, segue-se a Banda Musical de Fajões, de Aveiro. 

Da parte da tarde, actuam, pelas 14h30 a Banda Musical de Monção e encerra pelas 16h00 a Banda Musical de Loivos, de Chaves. 

A ordem de actuação das bandas foi ditada por sorteio.

Pelas 17h00, a Banda Musical de Cabreiros apresenta-se no auditório para realizar o concerto de encerramento, seguindo-se, pelas 18h00, a sessão solene de entrega de prémios.

Nesta 9.ª edição são atribuídos prémios aos três primeiros classificados das duas secções, nomeadamente o Prémio ‘Batuta de Prata’, ao maestro com pontuação mais elevada e a entrega do registo em CD da participação a todas as bandas.

Este ano, o júri concurso é composto pelo maestro Manuel Fernando Marinho Costa; António Saiote; Javier Viceiro-Filgueira; Maxime Aulio e Samuel Pascoal, que fazem a avaliação das actuações.

O evento é já uma marca distintiva da dinâmica cultural bracarense, pela visibilidade que dá à música e às bandas filarmónicas junto das comissões de festas de todo o país.

NOVIDADE

Com o objectivo principal de contribuir para o desenvolvimento das associações musicais do distrito, bem como auxiliar ao intercâmbio entre estas e outras filarmónicas do território nacional, o concurso tem este ano duas secções e, para além de uma peça de aquecimento e de uma peça livre, todas as bandas têm que interpretar uma peça obrigatória.

No que diz respeito à primeira secção, a peça obrigatória é ‘Manhattan Symphony’, do compositor Serge Lancen (1922-2005). Para a segunda secção, a peça obrigatória é ‘Braga por um Canudo’ composta pelo compositor Samuel Pascoal.

PROGRAMA IX CONCURSO DE BANDAS FILARMÓNICAS

26 Novembro – 2.ª Secção

  • 15h00 Abertura Oficial do Concurso
  • 15h30 Banda Musical de Gondomar
  • 16h30 Banda Musical de S. Cipriano “A Nova”
  • 17h30 Associação Banda de Música dos B. V. da Póvoa de Lanhoso
  • 18h30 Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria
  • 19h15 Fim das apresentações da 2ª Secção

27 Novembro – 1.ª Secção

  • 10h00 Banda Musical de Arouca
  • 11h30 Banda Musical de Fajões
  • 12h15 Fim das apresentações da manhã
  • 14h30 Banda Musical de Monção
  • 16h00 Banda Musical de Loivos
  • 16h45 Fim das apresentações da 1ª Secção
  • 17h00 Concerto de encerramento – Banda Musical de Cabreiros
  • 18h00 Sessão solene de encerramento e entrega de prémios
Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.