No próximo sábado, 10 de Setembro, realiza-se uma palestra e debate sobre o tema «A doença de Alzheimer e a procura de novas soluções», com início às 10h30, na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.
Com intervenção de Tiago Oliveira, investigador e neurologista do Hospital de Braga, a sessão é aberta ao público e a iniciativa é organizada pela Unidade de Apoio a Mais Velhos e a Doentes Neurológicos do Lar de Santa Estefânia, com o apoio do ACES do Alto Ave, no âmbito do programa “Café Memória”.
O “Café Memória” é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.
Aqui vai ser possível encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro, que visa «facilitar a interação entre todos e oferecer apoio emocional, informação útil».
Para além disso, o mesmo espaço procura «promover a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal».
A missão do “Café Memória” consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
Pretende ainda «sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências», diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.