Uma comitiva de Guimarães, liderada pela vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, voltou a marcar presença no Fórum Anual do Ambiente, que decorreu em Ghent, na Bélgica, anunciou o município.
Em nota enviada à comunicação social, a autarquia adianta que Sofia Ferreira partilhou no fórum, que reuniu durante mais de duas dias centenas de cidades europeias, os diversos projectos na área ambiental desenvolvidos no concelho, nomeadamente
A reabilitação dos corredores dos rios Ave, Selho e Vizela e o cálculo da Pegada Ecológica Municipal foram alguns dos destaques destas sessões de partilha, que decorreram esta sexta-feira, apresentados por Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem, e Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão.
No comunicado é referido que Guimarães “teve oportunidade de partilhar a Pegada Ecológica enquanto instrumento de monitorização, bem como o parque linear dos rios Ave, Selho e Vizela enquanto contributo para o reforço dos corredores ecológicos, assente numa estratégia de participação e envolvimento dos cidadãos”. Foi também sublinhada a aposta municipal na investigação e educação ambiental.
No primeiro dia do evento, foi a vez das investigadoras do Laboratório da Paisagem Carolina Rodrigues e Alona Perebynos marcarem presença nos grupos de trabalho da ‘Biodiversidade e Áreas Verdes’ e ‘Resíduos’, respectivamente. Neste último, Guimarães apresentou o trabalho que está a desenvolver no âmbito dos resíduos têxteis e biorresíduos, inserido na estratégia RRRCICLO para a Economia Circular.
“ORGULHO”
A autarquia recorda que Guimarães preside também ao grupo de trabalho ‘Biodiversidade e Áreas Verdes’ da Rede EuroCities, onde teve oportunidade, uma vez mais, de partilhar os diversos projectos em curso nesta área.
A vereadora do Ambiente reafirmou o “orgulho pelo trabalho que Guimarães está a desenvolver nestas áreas”, que é “reconhecido por uma das mais importantes redes de cidades europeias”.
Sofia Ferreira enalteceu ainda que “estes momentos de partilha de conhecimento entre cidades são fundamentais para o crescimento de todos”.
O Fórum Ambiental, em Ghent, apresentou um recorde de inscrições, com mais de 230 participantes, demonstrando a vitalidade de uma Rede que já contempla mais de 200 cidades, de 38 países diferentes.