REGIÃO (Guimarães)

REGIÃO (Guimarães) -

Guimarães cria ‘comissão científica’ e quer que 24 de junho seja feriado nacional

O Presidente da Câmara vimaranense defende que a batalha de São Mamede é o “Dia Um” de Portugal e devia ser celebrado em todo o país. “Porque é que Portugal não celebra a sua formação?», refere o autarca, em declarações à RR.

É que o dia 24 de junho é a data assinala a batalha de São Mamede, há 895 anos, altura em que ‘nasceu Portugal’.

É dia feriado em Guimarães, mas o presidente da câmara vimaranense defende que a celebração seja extensível ao país inteiro.

«Todos os portugueses sabem que aqui nasceu Portugal. Então, Portugal não celebra o seu primeiro rei? A sua formação? O seu dia um? Não entendemos», desabafa à estação emissora.

Para o autarca, a batalha de São Mamede, que aconteceu a 24 de junho de 1128, «foi o momento decisivo» que tornou o país oficialmente num estado independente. No entanto, há quem acredite que «a fundação de um país é um processo» e não apenas uma data inicial, argumento que tem sido usado para contrariar o hipotético feriado.

Bragança diz aceitar esse facto, mas retorque que «o momento decisivo é este». O autarca de Guimarães refere que está a trabalhar com uma comissão científica nesse sentido e já sugeriu a ideia «a todos», incluindo ao Presidente da República, ao Governo e à Assembleia. Todavia, a resposta é sempre a mesma.

Em declarações à RR, acrescenta que «é um processo de independência, mas o momento decisivo é esta batalha de São Mamede, em que termina o condado portucalense e começa o Reino de Portugal».

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE