REGIÃO

REGIÃO -

Guimarães. Depois de ter ‘aquecido’ o executivo, Metrobus volta a análise ‘numa próxima’ reunião

O projeto do metrobus, ligação Guimarães-Braga-Alta Velocidade, tema que ‘aqueceu’ a última reunião de Câmara, volta a ser analisado pelo executivo municipal de Guimarães “numa próxima reunião”, anunciou o presidente da Câmara Municipal vimaranense.

Falando, esta segunda-feira, na reunião de executivo municipal, Domingos Bragança referiu que esta é uma solução de mobilidade que não servirá apenas a ligação intraconcelhia, mas que será “estruturante para o sistema urbano do concelho”, servindo as populações ao longo do seu trajeto, lembrando que o projeto prevê a possibilidade de evolução para metro ligeiro de superfície.

O autarca socialista disse ainda que esta obra, “sem paralelo” no concelho, e que está estimada em mais de 300 milhões de euros, permitirá a ligação ao eixo de alta velocidade ferroviário, ligando o Porto a Vigo, e confirmou o compromisso já obtido do anterior Governo e em avaliação positiva pelo atual Governo para a sua execução.

“O projeto que vai ser apresentado numa próxima reunião do executivo municipal, que teve como suporte um estudo técnico elaborado pelo professor José Mendes, é o projeto que foi negociado com o Governo, o anterior e o atual, e é o que tem o seu compromisso. Sendo a solução inicial, e a que tem garantias de financiamento, a de um metrobus, o canal dedicado será construído de forma a possibilitar, quando for necessário e assim entendido, a sua reconversão para utilização de metro ligeiro de superfície”, frisou.

O metrobus foi o tema que ‘aqueceu’ a reunião do executivo. Conforme noticiámos, o vereador social-democrata e candidato à Câmara nas próximas autárquicas, Ricardo Araújo, afirmou mesmo que, em caso de eleição, “Guimarães terá o metrobus logo no primeiro mandato autárquico”. “Isto é uma garantia absoluta”, vincou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE