Onze (11) distritos do país estão sob aviso amarelo devido ao calor e ainda por risco máximo de incêndio em alguns concelhos. O aumento das temperaturas coincide com a chegada de uma massa de ar quente com poeiras dos desertos do Norte de África.
O fenómeno estende-se até amanhã e a DGS apela a mais cuidados, sobretudo por parte da população mais sensível.
Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, vão estar sob aviso até às 18h00 deste sábado.
A máxima prevista para hoje poderá ser registada em Évora, com 39.ºC e Beja com 38.ºC. Para Setúbal, está prevista uma máxima de 32.ºC.
RISCO DE INCÊNDIO
O IPMA alerta ainda para o aumento do risco de incêndio rural que, no sul do país, é máximo em vários concelhos do interior.
Para domingo, as temperaturas vão ter uma ligeira descida, embora mantendo-se os distritos de Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo, entre as 06h20 e as 18h00.
Apenas no domingo serão levantados todos os avisos, prevendo-se um aumento da nebulosidade, e mesmo chuva nos distritos de Bragança e Guarda, bem como uma descida nas temperaturas, na ordem dos 10.ºC.
CUIDADOS NAS PRAIAS
Os afogamentos de crianças continuam a aumentar e as piscinas são um dos locais onde há mais acidentes.
De acordo com dados mais recentes, 2022 foi o pior ano com um total de 19 crianças afogadas.
ovilaverdense@gmail.com