AMBIENTE –

AMBIENTE – -

Há um milhão de espécies em risco de extinção

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Há oito milhões de espécies de animais, plantas e insectos no planeta Terra. Um milhão está em risco de desaparecer.

Há um número “sem precedentes” de espécies em risco de extinção: um milhão. O alerta é da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES), num estudo com 145 autores de 50 países.

PUBLICIDADE

Pelo menos 680 espécies com coluna vertebral já foram extintas desde 1960 e muitas outras correm o risco de desaparecer próximas décadas.

O impacto das alterações climáticas e a procura insustentável do crescimento económico são apontados como os principais responsáveis pelos danos exercidos pela civilização moderna no mundo natural.

“A essencial e interligada rede de vida na terra está a ficar cada vez mais pequena”, alertou um os corresponsáveis pelo estudo divulgado esta segunda-feira, Josef Settele, citado pela Reuters.

Apenas uma transformação drástica e à escala mundial do sistema económico e financeiro poderia reverter a situação, mas “não é tarde demais”, destaca Robert Watson, presidente da IPBES, organização que colabora com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climática das Nações Unidas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.