SAÚDE (Alerta)

SAÚDE (Alerta) -

Há um novo vírus a preocupar a China: sabe o que é o HMPV?

Há um novo vírus respiratório em surto na China. Esta doença está deixar os hospitais superlotados e medidas de segurança estão já a ser tomadas. Há receio que este vírus se torne um surto. Trata-se do metapneumovirus humano, HMPV e, os casos de infeção na China estão em aumento, principalmente entre as crianças.

Após a pandemia da COVID-19, um novo vírus pode tornar-se ameaça de surto, deixando a população em alerta. Ainda assim, o governo de Pequim trata o vírus como ocorrência normal das épocas de inverno.

O HMPV causa sintomas semelhantes à gripe. A preocupação está no facto de poder levar a complicações como pneumonia, principalmente em bebés, idosos e a quem tem sistemas imunológicos fragilizados. O vírus não é novo, mas gerou atenção pelo aumento de casos.

Na verdade, foi descoberto em 2001, sendo transmitido por meio de gotículas respiratórias ou pelo contacto com superfícies contaminadas. A quem o contrai causa tosse, febre, congestão nasal e fadiga, com um período de incubação de três a seis dias. Não há vacina ou tratamento específico para este vírus.

O clima frio de inverno e o facto de as pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados aumenta a propagação de vírus respiratórios, o que coincide com o aumento de casos de HMPV.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não sinalizou este aumento como emergência de saúde global, mas as autoridades reforçam os sistemas de controlo. Assim, segunda a CCTV, citando um funcionário do governo, foi lançado um programa piloto para identificar pneumonia de origem desconhecida, para que os casos possam ser relatados de forma eficaz pelos laboratórios de saúde.

Para já, além da China, Hong Kong apontou alguns casos e países vizinhos como o Camboja e Taiwan estão atentos. O Departamento de Controlo de Doenças Transmissíveis do Camboja emitiu ainda, alertas sobre HMPV, por ser semelhante à Covid-19. Na Índia, as autoridades de saúde apelam para a calma, já que o vírus é «como qualquer outro vírus respiratório».

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE