Um helicóptero de combate a incêndios caiu ao final da manhã desta sexta-feira no rio Douro, na zona de Peso da Régua, de acordo com informações do Comando Sub-regional (CDOS) do Douro. Inicialmente, o Porto Canal avançou ter-se tratado de um helicóptero de turismo.
As primeiras informações davam conta de que se tratava de um helicóptero de turismo, mas trata-se de um aparelho de combate a incêndios da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR. Estava a combater um fogo na zona de Baião.
O helicóptero caiu no rio e está submerso.
Teria seis pessoas a bordo: o piloto e outros cinco elementos de combate aos fogos.
Em declarações à RTP, a porta-voz da GNR Major Mafalda Gomes de Almeida confirma há já uma pessoa resgatada, o piloto.
Cinco elementos dos GIPS estão por resgatar, adianta a GNR.
A queda ocorreu perto da localidade de Cambres, no município de Lamego, e mobilizou imediatamente uma vasta operação de socorro.
Nas operações de socorro estão envolvidos 47 operacionais, apoiados por 12 veículos e um meio aéreo, indica o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
De acordo com as informações disponíveis, para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários da Régua, de Lamego e uma unidade de suporte imediato de vida (SIV) de Lamego, bem como um helicóptero de Viseu e uma viatura médica de emergência e reanimação de Vila Real.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também se encontra no local.
O alerta foi dado pelas 12h30.
(EM ATUALIZAÇAO)
ovilaverdense@gmail.com