MAU TEMPO (Região)

MAU TEMPO (Região) -

Hermínia ainda não está no máximo de força e já se registam vários danos em todo Minho

A tempestade Hermínia ainda não está no seu máximo, previsto para as 24h00 deste domingo, já os distritos de Viana do Castelo e de Braga registam danos, sobretudo causados pelo vento, que atingiu rajadas de 110 km/ em alguns locais do continente.

O primeiro dano com impacto na vida das populações foi reportado CP – Comboios de Portugal, anunciando o corte da Linho do Minho, entre Caminha e Valença devido ao mau tempo.

“Devido a condições climatéricas adversas, a circulação ferroviária esteve temporariamente suspensa entre Caminha e Valença”, referia a CP na rede social Facebook, às 15H45, situação apenas restabelecida ao início da noite.

Contudo, foi na Póvoa de Varzim que se registou uma vítima mortal, a primeira e única no Norte do país até às 19h00

Aconteceu a meio da manhã, na praia do Náutico, quando um homem morreu depois de ter sido arrastado pelo mar um numa altura de forte agitação marítima. O alerta foi dado por populares que terão avistado, por várias vezes, o corpo por entre as ondas. De imediato foram accionados vários meios, incluindo um helicóptero, que não conseguiram localizar e resgatar o cadáver.

No distrito de Braga, uma derrocada de pedras logo ao início da tarde atingiu a berma da Estrada Nacional 103, em Ruivães, Vieira do Minho.

Em Barcelos, o vento derrubou árvores em Barcelinhos e Abade de Neiva, o mesmo aconteceu em Fão, concelho de Esposende, Arnoso Santa Maria, em Famalicão, e Prado São Miguel, em Vila Verde.

Braga também não está a ser poupada, havendo regista de quedas de estruturas móveis e de ramos de árvores para a via pública.

Algumas zonas do concelho de Famalicão, nomeadamente em Calendário, Brufe, Lousado e Castelões, estão sem energia eléctrica devido ao mau tempo.

A EDP já comunicou que a falha estará ultrapassada até às 22h00 deste domingo.

Também devido ao mau tempo, estão a registar-se vários desmoronamentos na via ciclo-pedonal Famalicão – Póvoa.

A rádio Cidade Hoje avança que recebeu de ouvintes a alertar para situações de “perigo iminente” de derrocada na zona de Barradas, entre as freguesias do Louro e Brufe (Famalicão) da ciclovia Famalicão- Póvoa de Varzim.

Recorde-se que a Protecção Civil elevou, este domingo, o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

ovilaverdense@gmail.com

Fotos GNR e Cidade Hoje

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE