A escola de natação “Heróis do Mar” assinalou esta quinta-feira o primeiro dos cursos de verão que está a organizar ao longo deste mês, no Complexo de Lazer de Vila Verde. Cerca de 90 crianças e jovens, com idades entre os 3 e os 16 anos, integraram as actividades desenvolvidas ao longo das duas primeiras semanas de Julho.
O vereador Patrício Araújo, responsável pelos pelouros do ambiente e do desporto no Município de Vila Verde, enalteceu o trabalho desenvolvido pela “Heróis do Mar”, que «vai muito além do desenvolvimento das capacidades de natação dos jovens, distinguindo-se também como escola de valores».
«Valores como o civismo, a disciplina e o rigor, a interação em grupo e comunidade e a relação entre formadores e alunos, a consciencialização de direitos e responsabilidades no nosso meio ambiente, ajudam ao desenvolvimento humanista e social das nossas crianças e jovens, para que cresçam, aprendam e sejam sempre felizes», apontou Patrício Araújo.
Na cerimónia de encerramento do primeiro curso de verão, os cerca de 90 alunos desfilaram e mostraram, perante os pais e familiares algumas das capacidades desenvolvidas nas piscinas interiores do Complexo de Lazer.
NOVO CURSO
A partir de segunda-feira, decorrerá um novo curso de natação de verão, ocupando a segunda quinzena de Julho. Como refere o director da escola, Manuel Dantas Leite, a “Heróis do Mar” assenta num projecto educativo de desenvolvimento pessoal de crianças e jovens dos 3 aos 16 anos de idade, cujo foco da actividade é a «aprendizagem da natação e o aperfeiçoamento técnico dos seus diferentes estilos».
Em paralelo, a escola desenvolve com os seus alunos acções ligadas à criação de hábitos saudáveis na alimentação, à defesa do ambiente e à sustentabilidade do planeta, bem como à promoção de actividades de índole cultural e desportiva, actuando de forma inovadora e experiente na área do ensino e desenvolvimento da educação.
As actividades decorrem exclusivamente durante o mês de Julho nas duas piscinas de água quente do Complexo de Lazer de Vila Verde: uma específica para o trabalho com crianças dos 3 aos 5 anos para adaptação ao meio aquático e outra para aprendizagem e apuramento técnico.
Manuel Dantas adianta que, contando com o apoio dos funcionários e nadadores-salvadores do complexo de lazer, os cursos de verão são ministrados por «profissionais com mais de 20 anos de experiência, aliando a orientação de professores licenciados e uma equipa jovem, vanguardista e qualificada, com uma visão própria sobre o ensino e a aprendizagem da natação».