Guimarães apresentou duas importantes obras sobre São Torcato que vêm abrir portas para futuras investigações. Falam sobre a história, devoção e património do “Santo do Povo”, São Torcato.
“São Torcato: Romaria a um Vale Infindável” e “São Torcato: História, Devoção e Património” são resultado de um trabalho de investigação histórica e científica, coordenado por Raul Pereira e Francisco Brito, que nasceu de uma iniciativa da Divisão de Turismo do Município de Guimarães e da CIM do Ave, ao abrigo do programa “Amar o Minho”, integrado na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, com a Irmandade de São Torcato como parceira.
A apresentação contou com as presenças de Domingos Bragança, presidente da Câmara, e D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga.
A apresentação das obras esteve a cargo de Raul Pereira e Francisco Brito, que falaram sobre todo o processo de investigação, escrita e design, fazendo uma explicação detalhada do conteúdo de cada uma das obras. “São Torcato: Romaria a um Vale Infindável” é uma obra mais voltada para a imagem e fotografia, com poucos textos, e “São Torcato: História, Devoção e Património” é a parte mais densa do trabalho, e conta com o contributo de vários investigadores ligados à materialidade e imaterialidade relacionada com o culto a São Torcato.
ovilaverdense@gmail.com