VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

História da Capela de Santo Amaro de Atães contada em livro por Manuel Marques Afonso

A memória histórica da Capela de Santo Amaro de Atães, Vila Verde, já está compilada em livro, da autoria do professor Manuel Marques Afonso. Uma obra que «tem o mérito de fixar memórias num tempo em que não há tempo para nada», assinalou o apresentador do livro, o docente catedrático Ernesto Português, perante uma plateia cheia de cidadãos e convidados, esta tarde, no salão da Associação ‘Amigos de Atães’.

«Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, a realização de um sonho», referiu o autor, numa cerimónia animada ainda pelo Grupo Coral de Atães e ‘Stella Matutina’, que marcou o ato com o Hino a Santo Amaro e um cântico de louvor entoado em tempos imemoriais pelos romeiros devotos ao santo.

As 223 páginas do livro, dividido em quatro capítulos, narram a história do espaço primitivo (datado de entre finais do século XVI, princípios do século XVII), a obra de reconstrução da capela (em 2000), a história do Santo Amaro e a documentação escrita e fotográfica que fazem a história daquele espaço de culto que «está no coração» do Povo de Atães.

Perante a importância histórica e de memória para a paróquia de Atães, Salvador Sousa, amigo do autor, desafiou a que fosse criada «uma Confraria, pois é uma forma de zelar e proteger este espaço».

O presidente de junta do Vade, Carlos Cação, quis «valorizar aqueles que dão de si em prol dos outros», vincando que «esta é uma história feliz e da excelente colaboração que existe entre todos».

A presidente de câmara, Júlia Fernandes, salientou a «obra para memória futura». De resto, usou o ‘lugar comum’: «Um Povo sem memória não tem um grande futuro!».

MAIS DETALHES NA EDIÇÃO IMPRESSA DE FEVEREIRO DO JORNAL ‘O VILAVERDENSE’ 

DIA 08 NAS BANCAS! 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE