A terceira segunda-feira de janeiro: frio, chuva, pressões para começar o novo ano em grande… e, ainda por cima, é segunda-feira. É a “Blue Monday”, o “dia mais triste do ano”. “Monday”, de segunda-feira e, aqui, “Blue” a remeter ao sentimento de tristeza.
A expressão foi criada pelo psicólogo britânico Cliff Arnall, em 2004. O profissional analisou variáveis para calcular aquele que seria o dia mais triste do ano: o frio, o mau tempo, as dívidas acumuladas das festas, a culpa por ter abandonado as suas resoluções de Ano Novo e a falta de motivação foram alguns dos fatores apontados.
A conclusão a que chegou o especialista é de que, na terceira segunda-feira do ano, as pessoas estão mais deprimidas.
Tudo começou com o especialista a ser convidado pela agência de viagens Sky Travel a encontrar o melhor dia para as pessoas marcarem as férias de verão.
«Inicialmente pediram-me para pensar qual o melhor dia para marcar férias de verão, mas quando comecei a pensar nos motivos para marcar férias, refletindo sobre o que milhares de pessoas me disseram durante os workshops de gestão de stress e de felicidade, havia fatores que apontavam para a terceira segunda-feira de janeiro como sendo particularmente depressiva», explicou Cliff Arnall, em entrevista aos britânicos do ‘The Daily Telegraph’, em 2010.
Assim, chegou a esta data. No entanto, os especialistas e profissionais de saúde defendem que a depressão e outros sentimentos não podem ser definidos e previsto com base em fórmulas.
Ainda assim, a “Blue Monday” já faz parte da cultura popular e é muitas vezes referida em músicas ou publicidade.
É também usada como oportunidade para alertar para a saúde mental e para promover o bem-estar emocional.
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