O Tribunal de Braga começa a julgar, esta quinta-feira, o caso de um cidadão de Braga que pede 40 mil euros de indemnização ao gerente de uma empresa de jardinagem, que lhe respondeu com insultos, no seguimento de uma crítica feita pelo primeiro no “Facebook”.
Segundo o JN, que avança a notícia, em Outubro do ano passado, José Fischer Cruz publicou na página de Facebook “Moina na Estrada” a fotografia de uma carrinha de caixa aberta, estacionada num jardim, em Lamaçães, no concelho de Braga.
Na legenda, disse que aquele acto representava uma «enorme falta de respeito e de civismo», deixando a pergunta: «Que raio de exemplo de serviço de jardinagem é este?».
A publicação rapidamente foi inundada por comentários, levando mesmo o visado a retorquir, aludindo ao «passado pouco cívico» de José Fischer Cruz, que há vários anos foi condenado em tribunal.
Nuno Santos, o empresário da área da jardinagem, chamou ainda «cobardolas» ao autor da fotografia, dizendo que «o país dispensa estes minorcas poluidores da sociedade que querem notoriedade e visibilidade às custas de quem trabalha».
Sentindo-se ofendido, José Fischer Cruz apresentou queixa, em que acusa o gerente da empresa de ter tentado «denegrir a sua imagem, dignidade pessoal, honra, auto-estima e consideração social», pedindo uma indemnização de 40 mil euros.