Um homem de Vila Verde foi detido pela GNR na quinta-feira de manhã e levado para a cadeia de Viana do Castelo, para cumprir uma pena de prisão de dois anos e oito meses, por crimes de burlas e de extorsão aplicada pelo Tribunal de Braga.
De acordo com o Jornal de Notícias, o homem seduzia mulheres através das redes sociais e iniciava um relacionamento extraconjungal, que depois utilizava para lhes extorquir dinheiro. Entre as vítimas estão mulheres de várias idades, solteiras, divorciadas e viúvas, mas nenhuma casada.
Ainda segundo o JN, o homem, conhecido como “Capitão Roby” do Minho, já foi condenado em dois processos e é investigado em, pelo menos, outros sete. Mas esta é a primeira vez que o suspeito, de 47 anos, casado e com residência em Vila Verde, está a cumprir uma pena de prisão efetiva.
O mesmo jornal adianta que em causa estão situações diversas, desde mulheres burladas, por não terem sido ressarcidas do dinheiro que lhe “emprestavam”, até casos em que seriam alvo de extorsão, com a ameaça de alegada divulgação pública de factos íntimos.
A pena tornou-se efetiva uma vez que o homem não cumpriu a obrigatoriedade de indemnizar uma das vítimas, conforme exigia o Tribunal de Braga como condição para lhe suspender a prisão.
As mulheres visadas seriam sobretudo dos concelhos de Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Famalicão e Trofa.