Um homem com 72 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, depois de se ter sentido mal, na ria de Aveiro, na Gafanha do Carmo, no concelho de Ílhavo, enquanto apanhava moliço (espécies de algas marinhas, plantas aquáticas e limos que se usam para adubar o solo).
«Segundo o que foi possível apurar, o homem encontrava-se na apanha do moliço» e caiu «à água juntamente com o trator onde seguia”, detalhou a Autoridade Marítima Nacional (AMN), em comunicado.
O alerta foi dado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que deu conta de que estava «um corpo junto à margem da ria, na Gafanha do Carmo».
Foram mobilizados elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM. Já no local, os socorristas «retiraram o corpo da água, tendo, em conjunto com o INEM, iniciado as manobras de reanimação».
«Após diversas tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o médico do INEM declarado o óbito no local», complementou a nota.
O corpo da vítima foi transportado pelos elementos dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, com o acompanhamento dos elementos da Polícia Marítima de Aveiro, para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Vouga.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares do homem.
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Autoridade Marítima Nacional