PAÍS

PAÍS -

Homem faz-se passar por CEO de empresas e consegue mais de um milhão de euros

Foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), um homem suspeito de branqueamento, burla e acesso ilegítimo, com um esquema chamado “CEO Fraud”, resultando em ganhos de mais de um milhão de euros.

A operação, chamada “Margem Dupla II”, é o resultado de uma investigação iniciada em janeiro de 2024, com «origem na deteção de operações bancárias suspeitas, resultantes da prática de burlas através do ‘modus operandi’ designado por ‘CEO Fraud’».

Esta burla consiste no burlão a fazer-se passar por executivo de uma empresa, dando ordens para transferência de dinheiro e dados.

A investigação está a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e da Criminalidade Tecnológica da PJ.

Durante as buscas, no dia de hoje, além do detido de 34 anos, a ser presente em tribunal, foram apreendidos equipamentos informáticos e documentação bancária.

Esta é a segunda parte de uma operação de novembro de 2024, quando dois homens foram detidos por suspeita do mesmo crime, obtendo mais de um milhão e meio de euros.

A PJ, na altura, descreveu que os dois homens, de 21 e 25 anos, estavam acusados de «receber e dissipar fundos, exercendo um papel relevante no grupo, tendo em conta os elevadíssimos montantes em causa».

ovilaverdense@gmail.com

Com Jornal de Notícias

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE