A Equipa de Terapia Ocupacional do Hospital de Braga realizou, na quinta-feira, três iniciativas de celebração do Dia Mundial da Terapia Ocupacional.
As acções pretenderam reforçar «a importância dos Terapeutas Ocupacionais no tratamento de diversas patologias» e da capacitação dos utentes que necessitam desta terapia para uma maior funcionalidade e autonomia no desempenho das actividades da vida diária e nas outras áreas de ocupação (profissional, social e lazer).
Assim, com o objectivo de dar a conhecer duas oportunidades de terapia não usuais em meio hospitalar, realizaram-se, na Ágora do Hospital, três demonstrações, uma da Terapia de Snoezelen e duas da Terapia assistida por animais.
Em simultâneo, esteve presente a “Mira”, a cadela de assistência que representa uma das possibilidades de escolha para ajudar na realização de tarefas que aumentem a autonomia e a qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Com esta iniciativa, o Hospital de Braga respondeu ao desafio lançado pela Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais (WFOT), o qual preconiza o enaltecimento do papel da Terapia Ocupacional para uma Sociedade mais justa e com mais oportunidades.