O Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (SCMVV) informou, esta terça-feira, ter investido 600 mil euros em novos equipamentos, que estarão em funcionamento no final desta semana, depois de montados e testados. Em nota enviada, a instituição adianta que se tratam de «dois equipamentos de última geração», de seu nome “Centurion Vision System” e “Wavelight EX500”.
O “Centurion Vision System” é um equipamento de facoemulsificação – para apoio à cirurgia da catarata, permitindo uma maior segurança para o doente e menor pressão intra-ocular e menos pressão no nervo óptico do doente – que permite uma recuperação mais rápida ao doente.
O segundo equipamento, “Wavelight EX500”, trata-se da «última geração do laser para cirurgia Lasik», uma cirurgia refrativa por laser (laser in situ keratomileusis) que utiliza uma tecnologia de alta precisão, através de um «procedimento simples, seguro, com uma elevada taxa de sucesso e que permite corrigir erros refrativos como a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo».
«O Lasik corrige, em regra, até 6 dioptrias. Este é um equipamento de topo em substituição do antigo Lasik do hospital de Vila Verde», pode ler-se na mesma nota.
Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Bento Moras, trata-se de «tecnologia de ponta e sempre com o profissionalismo e qualidade reconhecida».
Sobre o equipamento, o Provedor acrescenta ainda que «anima-nos poder instalar esse novo aparelho num ano difícil, cheio de desafios mas que nos dá mais força para continuar a cuidar dos nossos doentes com o melhor equipamento e a melhor equipa. Também aqui esperamos servir os nossos utentes e doentes. É um dia inesquecível para a saúde em Vila Verde e para toda a região. Um investimento concertado que faz do nosso Hospital uma referência no país», destaca.