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Hospital de Braga é 10.º com mais queixas de utentes entre urgências hospitalares e emergências médicas

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O Hospital de Braga é a 10.ª entre as unidades hospitalares e serviços de emergência médica com mais reclamações de utentes, segundo o Portal da Queixa. Os ‘campeões’ das queixas são o SNS e o 112.

O Portal da Queixa, consultado esta sexta-feira pela Executive Digest, revela ainda que o número de reclamações dos utentes dirigidas às urgências hospitalares e aos serviços de emergência médica registou nos primeiros cinco meses do ano, e face ao mesmo período de 2023, um crescimento de 2,3%.. Deste número pode-se concluir que os constrangimentos que têm afectado vários serviços de urgência hospitalar, de norte a sul do país, continuam a gerar ondas de insatisfação entre os utentes.

Entre os hospitais é o Beatriz Ângelo (Loures) que maior aumento de reclamações regista: + 5,2%.. Seguem-se-lhe os hospitais de Espírito Santo de Évora (3,5%), São José (3,1%), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (2,8%), Garcia da Orta (2,8%), Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (2,4%), São Bernardo e São João, ambos com + 2,1%.

Já o Hospital de Braga, nos primeiros cinco meses do ano, e face ao mesmo período de 2023, registou um aumento de 2.4%, ligeiramente acima do acrescimento no país: +2,3%

MAU ATENDIMENTO

Segundo os dados do ‘Portal da Queixa’ recolhido pelo Executive Digest, entre os principais motivos de reclamação dos utentes estão o mau atendimento, a gerar 35% das queixas e onde os utentes reclamam da forma como são atendidos pelos vários profissionais de saúde (auxiliares, enfermeiros e médicos).

Segue-se a demora no atendimento, a motivar 31,2% das participações. São reportados casos de utentes que chegam aos hospitais, mas que demoram para ser atendidos, ou alegam atrasos para realizações de consultas ou exames.

Os problemas na triagem estão na origem de 8,1% das queixas. Já a dificuldade de contacto com os serviços acolhe 6,5% das reclamações. Referem-se a problemas para entrar em contacto com as entidades por meio de telefone, e-mail e outros meios.

A falta de informação por parte dos organismos ou serviços de emergência é denunciada em 3,1% das queixas.

O maior volume de reclamações gerado no período analisado (24,2%) foi dirigido à entidade Serviço Nacional de Saúde (SNS). O segundo lugar pertence ao número europeu de emergência 112 (11,4%) e o Hospital Beatriz Ângelo (Loures) foi a unidade de saúde hospitalar mais visada (5,2%). Alvo também de 5,2% das reclamações dos utentes está o INEM.

ENTIDADES MAIS RECLAMADAS

1º Serviço Nacional de Saúde (SNS) – 24,2%

2º 112 – Número Europeu de Emergência – 11,4%

3º Hospital Beatriz Ângelo – 5,2%

4º INEM – 5,2%

5º Hospital Espírito Santo de Évora – 3,5%

6º Hospital de São José – 3,1%

7º Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – 2,8%

8º Hospital Garcia da Orta – 2,8%

9º Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – 2,4%

10º Hospital de Braga – 2,4%

11º Hospital São Bernardo – 2,1%

12º Hospital São João – 2,1%.

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