O Hospital de Braga promove, este sábado, a partir das 11h00, uma acção de Suporte Básico de Vida, dirigida a mais de 200 familiares de colaboradores.
Durante quatro horas, dezenas de profissionais de saúde vão ensinar aos participantes procedimentos e técnicas para actuar numa situação de emergência.
Esta iniciativa, que decorrerá nos Auditórios e Entrada Principal do Hospital de Braga, pretende proporcionar um momento de partilha entre os colaboradores e os seus familiares, ao mesmo tempo que aprendem a salvar vidas.
A actividade será desenvolvida por médicos e enfermeiros do Hospital de Braga e será adaptada à faixa etária dos participantes. Pretende dotá-los de técnicas e conhecimentos imprescindíveis na prestação de um primeiro socorro a quem tenha sofrido, por exemplo, um episódio de paragem cardiorrespiratória.
Os filhos dos colaboradores, com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, vão participar na missão “salvar o Pai Natal que sofreu uma paragem cardiorrespiratória”.
Este é um dos cenários preparados para receber os pequenos participantes que terão também a oportunidade de conhecer as viaturas de apoio à emergência médica.
O Hospital de Braga lembra que, em caso de paragem cardiorrespiratória, é essencial não esquecer os seguintes conselhos:
- Ligue para o 112 e responda com calma a todas as perguntas. Enquanto o faz está a contribui para que sejam accionados os meios indicados;
- Não desligue a chamada enquanto não atenderem, dado que as chamadas são atendidas por ordem;
- Não recorra ao hospital pelo seu próprio meio de transporte, aguarde encaminhamento pelo INEM;
- Nunca permita que o doente vá para o hospital a conduzir.