O Hospital de Braga deu início ao processo de adopção do modelo “EMRAM da Health Information and Management Systems Society (HIMSS)”, com o objectivo de «melhorar os resultados em saúde, melhorar a satisfação dos utentes e dos profissionais bem como garantir a eficiência operacional dos Serviços».
Este modelo «certifica o compromisso com a excelência hospitalar e consiste em 8 níveis, sendo uma das certificações mais desejadas pelas unidades de saúde actualmente em todo o mundo, para dar resposta às crescentes exigências dos pacientes e dos profissionais de saúde».
Para o Director de Sistemas de Informação do Hospital de Braga, Manuel Monteiro, «obter esta Certificação é um desafio exigente, por se tratar de um caminho a médio prazo que exige mudança, investimento e envolve todos os profissionais do hospital».
Reitera, ainda que «esta Certificação avaliará todos os processos de registo clínico e sistemas de informação neste Hospital. Queremos ser um Hospital cada vez mais ágil, seguro e desmaterializado, que consegue tirar o melhor partido das tecnologias de informação em prol da segurança e satisfação dos pacientes, bem como do melhoramento dos processos de decisão, sustentados em dados de qualidade».
«A nível europeu, apenas 10 hospitais são Certificados no nível máximo pela HIMMS, sendo um destes um hospital português. Esta realidade acrescenta-nos muita responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, oferece-nos um rumo que queremos, obviamente, seguir e superar. Este será um trabalho conjunto, em equipa, onde todos os profissionais fazem parte do processo», acrescenta.
Manuel Monteiro afirma ainda que «conquistar esta Certificação de excelência garante uma enorme diferenciação em relação a outros hospitais, pois reforça o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento e com a segurança dos pacientes».
Numa primeira fase será realizado um diagnóstico que irá determinar em qual dos 8 níveis definido pela HIMMS (0 a 7) se encontra o Hospital de Braga.
«Após o diagnóstico será definido um plano de acção para que o Hospital atinja o patamar máximo desta certificação, o nível 7», pode ainda ler-se.