O Hospital de Braga instalou nos últimos dias o primeiro de dois equipamentos de ressonância magnética, adquiridos com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito de um investimento superior a nove milhões de euros em modernização tecnológica.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga refere que o novo equipamento, de última geração, “permitirá obter imagens de maior resolução e qualidade diagnóstica, traduzindo-se numa avaliação clínica mais rápida, rigorosa e precisa”.
“A melhoria das capacidades de imagiologia beneficiará diretamente os utentes, contribuindo para diagnósticos mais céleres e para uma maior eficácia no planeamento terapêutico”, assinala.
Citado no texto, o presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, Américo Afonso, salienta que a aquisição destes equipamentos representa um “contributo determinante para a modernização tecnológica do Hospital de Braga” e para o “reforço” da capacidade de resposta às necessidades dos utentes.
“Estamos confiantes de que este investimento terá um impacto positivo e mensurável na qualidade e na eficácia dos cuidados que prestamos à população que servimos”, vinca Américo Afonso.
A instalação desta ressonância magnética enquadra-se num projeto de modernização tecnológica que abrange 29 unidades hospitalares a nível nacional. No âmbito deste programa, a ULS Braga receberá, no total, dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas, um tomógrafo computorizado (TAC) e um robô cirúrgico, este último já em funcionamento desde o início do ano.







