O Serviço de Urgência e a Consulta Externa do Hospital de Braga têm verificado um “notável aumento” do número de utentes estrangeiros em 2023, com maior expressão para as nacionalidades brasileira e francesa, anunciou esta quarta-feira o hospital.
Em comunicado, o Hospital de Braga refere que “os dados mais recentes demonstram um cenário de crescimento expressivo de utentes destas nacionalidades, quando comparado com os anos anteriores ao período da pandemia Covid-19”.
“Ao Serviço de Urgência recorreram mais do dobro dos utentes brasileiros e franceses, face ao mesmo período de 2019, ano anterior à pandemia. No total, registaram-se mais 140% de episódios de urgência de cidadãos com nacionalidade brasileira”, explica.
No caso dos utentes de nacionalidade francesa, em 2023, registou-se um aumento de cerca de 30%, comparado com 2019, no que toca à procura do serviço de urgência.
CONSULTA EXTERNA
De acordo com o Hospital de Braga, “a Consulta Externa revela, igualmente, um cenário de crescimento do número de utentes brasileiros e franceses”.
“Comparando com o ano de 2019, as consultas realizadas a utentes brasileiros triplicaram, e as consultas a utentes franceses foram mais do dobro. No total, realizaram-se 98% mais consultas do que o mesmo período de 2019. Esta tendência evidencia a confiança depositada nestes serviços por parte destas comunidades”, assegura.
Embora num crescimento mais moderado, notou-se um aumento de utentes naturais de países como Angola, Espanha, Moçambique, Suíça, Luxemburgo e Itália. Novas nacionalidades têm vindo a procurar estes serviços nos últimos tempos, como Porto Rico, Estados Unidos da América, Polónia, Iraque, Paquistão, Finlândia, Afeganistão, Irão e Bangladesh.
“O Conselho de Administração do Hospital de Braga reitera o compromisso em prestar serviços de saúde de qualidade, atendendo, de forma delicada e eficiente, às necessidades de todos os utentes que procuram os serviços, daquele que é um dos maiores Hospitais do norte do país. A crescente diversidade de utentes reforça a importância de promover um ambiente inclusivo e de oferecer assistência de excelência a todos os que procuram os cuidados necessários no Hospital de Braga”, conclui a unidade hospitalar.