SAÚDE (Braga)

SAÚDE (Braga) -

Hospital de Braga recebe jornadas sobre segurança do doente a 21 de Setembro

O Serviço de Qualidade, Segurança e Epidemiologia do Hospital de Braga, através do Gabinete de Gestão do Risco, organiza, pela primeira vez, as Jornadas de Segurança do Doente, no próximo dia 21 de Setembro.

O evento está programado para reunir profissionais de saúde de destaque e especialistas da área, nos auditórios do Hospital, e conta com cerca de 250 participantes.

“A primeira edição das Jornadas de Segurança do Doente explora os desafios e as melhores práticas relacionadas com a interacção entre os utentes e os profissionais de saúde, como forma de fortalecer a colaboração e a comunicação eficaz, para garantir cuidados de saúde mais seguros”, explica o Hospital de Braga.

Em perspectiva de prevenção, o evento destaca a importância de informar o doente de como se desenrolam determinados procedimentos básicos, na prestação de cuidados, e os cuidados a adotar, tornando-o um elemento ativo na prevenção de eventos adversos.

A Chefe da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Carla Pereira, apresentará o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes da DGS, um documento elaborado para suportar aspetos da operacionalização do plano, que garante uma execução uniforme a nível nacional, até 2026.

O evento contará, também, com a presença de Luís Basto, da Ordem dos Médicos, Eva Salgado, da Ordem dos Enfermeiros, e Hélder Filipe, da Ordem dos Farmacêuticos, para abordar o tema na perspectiva dos profissionais.

“Estamos entusiasmados por estrear este formato de discussão essencial. A segurança e a literacia do doente são uma prioridade máxima, pelo que esperamos contribuir para mudanças significativas nos cuidados prestados, de hoje em diante”, explica, no comunicado, a directora Clínica do Hospital de Braga, Paula Vaz Marques.

O evento é gratuito, mas carece de inscrição prévia (AQUI).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE