O serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga vai estar encerrado na maior parte dos dias da próxima semana, tal como o bloco de partos, devido à falta de médicos para completar as escalas de serviço.
Num comunicado publicado no seu site, o Hospital de Braga refere que, na segunda-feira, o serviço de urgência e o bloco de partos estarão “condicionados” a partir das 08h00, voltando a abrir na terça à mesma hora.
O fecho repete-se na quarta-feira, às 08h00, mantendo-se até às 08h00 de sexta-feira, quando os serviços serão reabertos. No sábado de manhã regista-se novo encerramento, que se prolongará até segunda-feira de manhã (08h00).
Em causa, segundo a unidade hospitalar, está a falta de médicos para “completar as escalas de trabalho necessárias”. Nos períodos de condicionamento, o bloco de partos estará em funcionamento para as utentes e parturientes que se encontram internadas no Hospital de Braga.
“Em casos de urgência, as grávidas e parturientes da região devem optar por se deslocar a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia: Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão e ULSAM/Viana do Castelo”, refere o comunicado.
Em alternativa, os utentes devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
“O Hospital de Braga está empenhado em prestar cuidados de saúde de excelência, e procura, constantemente, reunir as condições necessárias, com vista a garantir o acesso permanente ao Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia, minimizando o possível impacto às utentes grávidas da região”, conclui o texto.