A Associação Empresarial de Braga (AEB) está a contar com grande ocupação dos hotéis bracarenses para a época da passagem de ano. Daniel Vilaça, presidente da AEB, em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), aponta um nível superior a 80%.
«Prevemos uma ocupação de 80%, que poderá aumentar com estas reservas de última hora. Temos muitos vizinhos da Galiza que estão a aproveitar para passar as férias de Natal e acho que esses números vão aumentar bastante», explica.
Questionado pela RUM quanto ao impacto das celebrações do Natal no setor, Daniel Vilaça estima um aumento de 5% em relação a 2023, onde foram 222 milhões transacionados.
«O ano passado atingimos cerca de 222 ME, em levantamentos multibanco e pagamento TPA no concelho, em todos os setores, comércio, serviços, restauração e hotelaria», refere. «Com os dados que temos do último trimestre, esse valor pode ser superado em 5%», continua.
«O comércio de Braga tem que se focar no comércio identitário da cidade. Não pomos de lado estas marcas globais, porque são âncoras para o centro histórico, mas temos que nos preocupar com o comércio local e isso e uma preocupação que depende de todos, mesmo com os consumidores pelas escolhas que fazemos diariamente», defende o presidente à RUM, ao ser questionado sobre o fecho de uma das lojas populares e marcantes da Avenida da Liberdade, já em 2025.
Daniel Vilaça garante que «vão aparecer novas lojas, com novos conceitos» e, por isso, « o espaço onde vai fechar a Zara vai abrir com novas marcas», concluiu.
ovilaverdense@gmail.com