Cerca de duas mil pessoas participaram esta sexta-feira na comemoração dos Santos Populares, na Quinta da Malafaia, uma iniciativa do município de Esposende que pretende promover o convívio das pessoas mais velhas, atenuando o isolamento e a solidão social.
Sobre esta iniciativa do ‘Activo+ Programa Colaborativo para a Longevidade’, o presidente da autarquia afirma que “a Câmara Municipal tem dedicado particular atenção à área social, nomeadamente no acompanhamento dos mais idosos e das crianças. De facto, as políticas adoptadas pelo município têm como objectivo não deixar ninguém para trás”.
“Na sua intervenção junto da comunidade, o município d tem avançado com diversos projectos e com políticas sociais, em parceria com as instituições particulares de solidariedade social, as juntas de freguesia e os serviços locais da administração pública”, destacou Benjamim Pereira, classificando este encontro como “uma prova de vitalidade” da acção autárquica.
“A valorização das pessoas no nosso município é entendida como a condição primeira do desenvolvimento social do concelho de Esposende, adoptando políticas que propiciem a qualidade de vida das pessoas, o seu envolvimento comunitário e promova os valores de uma democracia participativa e solidária”, sublinhou o autarca.
Através do Activo+ Programa Colaborativo para a Longevidade, têm sido desenvolvidas acções cujo principal propósito é promover a qualidade de vida da população mais velha e os seus direitos de cidadania.
Este projecto procura combater o isolamento e a exclusão social, criar respostas adequadas às novas necessidades da população, fomentar a participação activa das pessoas na promoção da sua saúde, autonomia e independência.
A animação foi uma constante nesta Festa dos Santos Populares, onde não faltou a tradicional sardinha assada, rancho folclórico e cantares ao desafio.