A Igreja Paroquial de Escariz S. Mamede, do arciprestado de Vila Verde, é das poucas viradas para o nascer do sol. Tem a particularidade de estar virada para oriente, onde o sol nasce.
Em Lisboa, por exemplo, após o terramoto de 1755, a Igreja do Santíssimo Sacramento foi, contra a vontade do Marquês de Pombal, a única reconstruída na cidade virada para oriente.
No passado sábado, enquanto efectuava alguns registos fotográficos junto da Igreja de Escariz S. Mamede, fui ouvindo, em pleno adro, a conversa de três homens sobre o facto da Igreja daquela localidade vilaverdense estar, como eles diziam, “virada ao contrário”.
«Dizem que é por ser uma Igreja muito antiga, mantendo a mesma orientação que já tinha antes de ter sido mudada para aqui», relembrava um deles o testemunho dos seus pais e avós.
Numa pesquisa efectuada, dá para perceber que, antigamente, era comum construir as Igrejas e orar em direcção ao oriente, pois, em certas regiões, dava-se sentido simbólico a essa postura, onde as pessoas viam desse lado a representação de Cristo como o sol que nasce.
ovilaverdense@gmail.com
Com Emílio Costa / CO-1179