Quinze grupos de teatro vão subir ao palco ao longo deste sábado, em Vila Verde, para o “II FIT – Festival Infanto-Juvenil de Teatro”. Os actores são alunos do primeiro ciclo e crianças de jardins-de-infância, oriundos de estabelecimentos e organizações de diferentes Concelhos e também de Galiza, Espanha.
Com entrada livre, o programa contempla 15 peças de teatro. O arranque está previsto para as 10h e prolonga-se até às 19h, no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPAT), numa iniciativa do “Projecto Expressar”, com o apoio do Município de Vila Verde.
Juntando crianças e jovens do Concelho de Vila Verde, o evento conta com a participação de grupos de teatro de Braga, Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e também de Ventosela- Ourense (Espanha), assim como das Oficinas de Teatro do “Projecto Expressar”.
PEÇAS
A problemática do ‘Bullying’ é o tema central da peça que abre o Festival, com o Grupo de Teatro de S. Victor. Seguem-se peças inspiradas em contos infantis, como ‘Cachinhos Dourados’, ‘As peripécias da Família Pereira’, ‘Os Cabritinhos’, ‘João sem medo’ e ‘A Maior flor do Mundo’.
Pelo palco, vão passar grupos de crianças dos jardins de infância de Esqueiros, Oriz, Sabariz e Barbudo.
‘Restaurante Farruco’ é a peça que a companhia galega Fuabolos vai levar ao palco, antes do almoço.
O programa da tarde abre às 15h, com a interpretação de ‘O Principezinho”, pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil de Ponte da Barca, seguido pela ‘Viagem no Tempo’, das Oficinas de Teatro da Varazim, da Póvoa de Varzim.
As histórias de ‘Carochinha’, ‘A Viagem dos Piratas’, ‘A menina que detestava os livros’ – Centro Escolar de Prado e ‘A cabeleireira maluca’ vão ser também levadas à cena, contando ainda com actuações dos grupos da Junta de Freguesia de Prado e dos centros escolares de Soutelo e de Prado. A temática do ‘Ambiente’ será explorada pelo grupo de teatro ATL da Cada Povo de Vila Verde.
‘Fernão e a volta ao Mundo’ é a peça que marcará o encerramento do FIT, com a actuação do grupo das Oficinas de Teatro do “Projecto Expressar”, uma associação cultural que desenvolve actividades na área do teatro e dinamização de eventos culturais, especialmente direccionada para crianças e jovens.