PAÍS

PAÍS -

Imposto sobre os combustíveis baixa esta segunda-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) baixa a partir desta segunda-feira, traduzindo-se num desconto adicional de 15,5 cêntimos por litro de gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo, conforme anunciou o Ministério das Finanças num comunicado emitido no final da semana passada.

Esta medida é uma forma de mitigação do aumento do preço dos combustíveis, que será reflectida no ISP, com uma redução com efeito semelhante à taxa do IVA dos combustíveis, passando de 23% para 13%.

Através desta medida, e como é referido no comunicado, a redução da carga fiscal que agora se inicia no mês de Maio, «será revista para o mês de Junho, de forma a continuar a replicar o impacto que resultaria de uma diminuição da taxa do IVA de 23% para 13%, tendo em conta preços actualizados».

Assim, durante esta semana, vai manter-se o desconto de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina resultante deste mecanismo de compensação e ainda de uma outra medida, que está em prática desde Outubro, que baixou em dois cêntimos o ISP da gasolina e em um cêntimo o do gasóleo.

O ministério tutelado por Fernando Medina refere que a «redução das taxas unitárias de ISP para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% e o mecanismo semanal de revisão deste imposto» se tratam de medidas «cumulativas», realçando que a partir desta segunda-feira, «os portugueses beneficiarão de uma redução da carga fiscal sobre o gasóleo e a gasolina de 20 cêntimos por litro».

De recordar que no debate parlamentar da proposta de lei do Governo sobre a redução do ISP num valor equivalente à descida do IVA para 13%, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, referiu ser necessário «estar atento para esforço fiscal que o país está a fazer do lado da redução do ISP não ser absorvido pelas margens das gasolineiras».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.