ALERTA (Incêndios)

ALERTA (Incêndios) -

Incêndios no Centro e Trás-os-Montes: «Próximas horas ainda vão ser complexas», alerta Proteção Civil

O fogo em Águeda é considerado «muito violento» e a situação em São Pedro do Sul continua a preocupar, embora esteja a ceder em algumas regiões. Em Trás-os-Montes, na zona de Sabroso de Aguiar, Vila Pouca de Aguiar, continua a resistir, mas já com uma evolução positiva. Este incêndio progride numa zona de pinhal, aproximava-se da aldeia de Freixeda e avançava em direção a Vidago, já no concelho de Chaves.

Uma reativação com alguma intensidade hoje no Alto de Fiães, Alijó, está a ser combatida por 112 operacionais com o apoio de 33 viaturas, disse o segundo-comandante sub-regional do Douro da Proteção Civil.

O incêndio na serra do Marão, concelho de Baião, deverá entrar em fase de resolução nas próximas horas, tendo as pessoas que foram retiradas das aldeias já começado a regressar às suas casas, disse à Lusa o presidente da câmara.

O incêndio que começou na segunda-feira em Paços de Ferreira e passou para Santo Tirso «está dominado» e pelas 18h50 de hoje decorriam operações de rescaldo e vigilância, disse fonte dos bombeiros.

Em Gondomar, o incêndio «está dominado» e em resolução, esperando-se que o rescaldo seja feito «nas próximas horas».

Na Região Norte, os incêndios do Minho estão a ceder e todos em fase de resolução e rescaldo. Ainda a Norte, Trás-os-Montes continua a preocupar e continuam vários incêndios ativos no Vale do Douro, ainda em Chaves, Vila Real e Viseu. No Centro do país, o distrito de Aveiro continua a centrar as operações dos bombeiros e meios terrestres.

Incêndios que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

Segundo os dados atualizados às 21h00 na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ainda estão envolvidos no combate a incêndios mais de 5 mil bombeiros, apoiados por mais de 1600 meios terrestres.

Ao longo do dia, três dezenas de meios aéreos estiveram envolvidos nas operações.

BALANÇO PASSA A 5 VÍTIMAS MORTAIS

O balanço de vítimas dos fogos foi atualizado durante a hora de almoço e deixa de incluir dois civis que morreram de morte súbita: o número oficial é agora de cinco vítimas mortais.

Há uma descida gradual da temperatura prevista para amanhã e chuva na sexta-feira no Norte e Centro .

A situação de alerta foi prolongada até ao dia de amanhã, quinta-feira.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE