A Iniciativa Liberal queria ter «crescido mais». Na primeira reação pós-eleições, Rui Rocha afasta acordo de governação com AD. A IL elegeu 9 deputados.
Rui Rocha começou por agradecer aos mais de 330 mil portugueses que «deram confiança» à IL, destacando que o partido cresceu em percentagem, em votos e em deputados, para um total de nove, ao recuperar um quarto mandato em Lisboa.
Assumindo que queria ter «crescido mais», acrescentou que «não teria feito nada de diferente» na campanha e na anterior legislatura.
Num recado a Luís Montenegro, Rui Rocha disse que «não troca a posição da IL de ética, rigor e transparência» e que o partido continuará «igual a si próprio, sabendo que o caminho pode demorar mais tempo». E afastou em definitivo um eventual acordo de governação com a AD.
«Tinha dito que seríamos garantia de governabilidade, de uma solução para o país, na medida em que isso dependesse de nós. Mas olhando para os resultados, vemos que as maiorias possíveis estão constituídas. No Parlamento vamos continuar a defender as nossas ideias», referiu o presidente dos liberais.
ovilaverdense@gmail.com