BRAGA

BRAGA -

Braga lembra vida e obra do poeta Sebastião Alba

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva dedicam o mês de Março à poesia, propondo um conjunto de iniciativas culturais que pretendem celebrar as palavras, poemas e versos e que nos possibilitem viajar mesmo estando em casa.

Com a iniciativa ‘Onde tu quiseres – momentos poéticos sem tempo nem espaço’, o município relembra a vida e obra de Sebastião Alba com a produção de um conjunto de vídeos gravados em múltiplos espaços marcantes da cidade que apresentarão uma selecção de poemas do poeta bracarense, tido por muitos dos seus pares como um dos mais relevantes da poesia portuguesa do séc. XX.

Estes vídeos-poemas ‘Sebastião Alba, querido poeta…’ foram realizados pelo PIF’H (Produções Ilimitadas Fora D’Horas) e contam com a coordenação artística de José Miguel Braga e são partilhados entre 16 e 20 de Março na página de Facebook do município, às 19h00. No Domingo, dia 21 de Março, às 11h00, o registo da conversa informal entre José Miguel Braga e Amadeu Santos aborda as histórias e vivências de Sebastião Alba e a sua relação com a Cidade em que viveu.

PUBLICIDADE

Um dos outros destaques da iniciativa ‘Onde tu quiseres – momentos poéticos sem tempo nem espaço’ é a experiência sonora ‘Olá! Daqui quem fala é a Poesia’, produzida pela Academia de Teatro Tin.Bra, em que se faz a leitura de poemas ao vivo através de telefone ou através de mensagens de áudio via WhatsApp. Esses contactos são realizados entre 18 e 21 de Março, em horários a definir no momento da inscrição. Para ouvir ou oferecer os poemas, será necessária uma inscrição prévia, que será possibilitada, em formulários próprios, até 12 de Março.

Como a poesia é para todas as idades, os mais pequenos também têm lugar nesta programação. Para eles reservamos duas oficinas poéticas aos domingos, dinamizadas por Pedro Seromenho. Através da plataforma Zoom, o jogo com as palavras serve de mote para momentos de criatividade e diversão. Para todos os interessados em Poesia, será proporcionada a ‘Oficina de Escrita Poética’, com Nuno Júdice, um dos mais importantes nomes da poesia portuguesa contemporânea. Estas actividades gratuitas têm limite de participantes e carecem de inscrição prévia.

Também a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) mostra como a “poesia é o melhor remédio”. De 1 a 31 de Março, a BLCS incentiva todos os seus leitores a fazer o empréstimo domiciliário extra de um quarto livro, de um poeta ao seu gosto, para leitura domiciliária durante três semanas.

São propostas diferentes actividades referidas à poesia, desde a apresentação de livros e autores; conversas, palestras e conferências, até outras actividades dirigidas ao público infanto-juvenil, às famílias e à comunidade em geral, nomeadamente a 12.ª edição do concurso literário ‘Encontros de Poesia’ que decorre até ao dia 9 de Março. Todas as informações estão disponíveis nas redes sociais e no site da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

O programa completo pode ser consultado em: https://bit.ly/3bgWQ6O.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS